10 dicas para se manter protegido no Facebook



Facebook tornou-se um dos principais alvos de criminosos cibernéticos. A Trend Micro oferece uma lista com dicas simples e praticas:


1. Certifique-se de que você está na pagina real do Facebook: Para garantir a segurança e privacidade da sua conta no Facebook, não digite uma senha se você não tiver certeza de que é no próprio site do Facebook. Para entrar no site, use o seu próprio link marcado como um favorito ou digitar o nome no seu navegador - não seguir os links para Facebook, mesmo se forem provenientes de um amigo. Rik Ferguson, Security Advisor Trend Micro recomenda que, para evitar o phishing, "somente acessem os sites onde você tem uma conta legitima”.


2. Estabelecer as configurações de privacidade no modo de segurança: No Facebook, há definições de privacidade que permitem que você controle quem vê o seu perfil e informações pessoais. De acordo com Ferguson, "o usuário pode escolher, por exemplo, permitir que apenas os 'amigos' ver suas informações pessoais, mas pode permitir que o sua redes e seus amigos possam ver seu perfil. Facebook escolhe automaticamente os parâmetros mais abertos e por isso recomendamos que sempre visite a página “Configurações de privacidade” para fazer as suas próprias configurações sobre o que as pessoas terão permissão para ver.


3. Defina os parâmetros de procura no modo de segurança: Dentro dos parâmetros de pesquisa são as configurações de privacidade do Facebook onde você pode controlar quem pode encontrá-lo. Você pode restringir as configurações de segurança para "apenas amigos", reduzindo a probabilidade de que um criminoso irá encontrá-lo. A desvantagem de uma maior segurança, é claro, aqueles que já não são os seus "amigos" (como os amigos do colégio, que não tenha notícias há muito tempo) não podem encontrá-lo. Claro, você pode encontrá-los. Você também pode usar essa funcionalidade para controlar o que as pessoas podem ver sobre você, como seu perfil fotográfico, sua lista de amigos e outras características. Além disso, o usuário pode escolher a forma de contatar aqueles que têm encontrado após uma pesquisa. Ao limitar as mensagens que enviou, você pode reduzir a chance de que um ciber-criminoso envie um código malicioso. Existe também um conjunto de listas públicas de resultados de pesquisa para verificar se sua pesquisa está disponível fora do Facebook. (Por padrão, o Facebook permite pesquisas públicas dos seus membros, que são enviados para um site de busca indexada).


4. Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos: Infelizmente, seus amigos podem enviar spam, vírus ou código malicioso inadvertidamente através Facebook se suas contas estão infectadas. Trend Micro recomenda para não clicar em links ou anexos que não conhecem e não clique em qualquer arquivo "Exe" em seu computador, sem saber exatamente o que é ou o que faz.


5. Crie uma senha: Criar uma senha para que a senha do Facebook não esteja relacionado com as senhas para transações financeiras on-line ou sua conta bancaria. Por exemplo, não use a mesma senha para o seu e-mail, sua conta bancária através da Internet ou seu Facebook. Se ciber-criminosos descobrirem sua senha, irão testar em suas outras contas. Ao criar uma nova senha, utilize uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.


6. Faça o download da versão mais recente do navegador: O software da atualização do navegador contém importantes características de segurança e capacidade de proteção. Versões atuais do Firefox e do Internet Explorer, por exemplo, avisam se esta se aproximando de um suspeito phishing site. Trend Micro sempre aconselha para atualizarem seu navegador para a versão mais recente e patch imediatamente todo o software no seu desktop e plug-ins como o Flash, QuickTime e outros.


7. Apenas faça download das aplicações a partir de fontes confiáveis: Imagine o que aconteceria se um criminoso criar uma falsa e perigosa aplicação, que foi enviada para os usuários com amigos no Facebook. Estes usuários enviarão aos seus amigos e assim por diante. Para evitar que isso aconteça, visite o Facebook "Application Settings", onde você pode editar as definições atribuídas a esse pedido. Alguns virus roubam a lista dos contatos dos usuários para que possam enviar vírus aos "amigos" como se fosse de um amigo. Por isso, é importante que tenha cuidado com todas as aplicações, incluindo os de "amigos". Leia a descrição do pedido antes de instalá-lo e procure nos fóruns sobre a aplicação para ver o que os outros. Se tiver dúvidas, escreva o nome da aplicação em um site de busca (google por exemplo) e verifique a documentação. Finalmente, se você não usa o aplicativo, exclua-o.


8. Não divulgue informações pessoais: Nos últimos meses, um comunicado popular chamado "25 coisas sobre você (25 Things About You)", estava circulando no Facebook. "Solicitando aos usuários responder 25 questões sobre eles. Embora este comunicado tenha sido inofensivo, temos que tomar cuidado com qualquer aviso ou pedido de informações pessoais. Os criminosos podem usar as informações pessoais do Facebook como data de nascimento, nomes de animais de estimação, nome de solteira, nome de escola - violar as contas bancarias e muitos outros recursos on-line".


9. Se você acreditar que sua conta no Facebook está comprometida, altere sua senha: Se você acha que pode ter instalado um aplicativo suspeito, clicado num link malicioso ou se você suspeitar que alguém pode ter entrado em sua conta, altere sua senha imediatamente, notifique Facebook e execute um anti-malware completo em seu computador.

10. Sempre atualize seu software anti-malware: Instale e execute o software de segurança atualizado.

0 Comentários